Simulado Educação Inclusiva | Concurso Pedagogia #03

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Simulado PDF sobre Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

Questão 1 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

1. FUMARC | “A avaliação das aprendizagens dos alunos é um ingrediente fundamental da educação escolar e dos processos escolares de ensino e aprendizagem; os esforços para melhorar a educação exigem, necessariamente, a revisão e a melhoria das práticas de avaliação; um ensino adaptador, isto é, um ensino que respeite a diversidade de capacidades, interesses e motivações dos alunos exige uma avaliação ‘inclusiva’, isto é, práticas de avaliação que também levem em conta a diversidade.” (Fonte: COLL et al, 2004, p. 370-371).

Considerando-se a avaliação da aprendizagem na perspectiva de um currículo inclusivo é CORRETO afirmar:

A) Os estudantes são únicos e singulares. Avaliar o desempenho deles com os mesmos critérios ou as mesmas medidas é um procedimento justo para evitar privilégio de uns sobre outros.
B) No contexto inclusivo, a avaliação da aprendizagem aponta para ações que se distanciam de procedimentos classificatórios.
C) A educação inclusiva pressupõe um currículo igual para todos, com atividades avaliativas distintas, com o mesmo nível de dificuldade/facilidade.
D) A avaliação da aprendizagem é um desafio a ser superado, pois, na inclusão escolar, é imprescindível proporcionar as mesmas atividades e avaliações para todos os estudantes, sem discriminação.
E) A avaliação da aprendizagem constitui em instrumento de busca do desenvolvimento e da homogeneidade.

Questão 2 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

2. FUMARC | Com relação à avaliação da aprendizagem numa perspectiva inclusiva, analise as afirmativas:

I. Avaliação da aprendizagem é um componente fundamental do planejamento do educador, no entanto, não se deve confundir o ato de avaliar com a busca da homogeneidade, mas sim em elemento fundamental para compreender as singularidades dos educandos frente à aprendizagem.
II. É justo avaliar os educandos utilizando os mesmos critérios, as mesmas medidas. Os educandos devem ser comparados por meio de procedimentos escalonados por uma média, que define os alunos como bons, médios ou fracos. Desse modo, é possível ter como melhorar o desempenho dos alunos com deficiência matriculados em escolas inclusivas.
III. Avaliar é medir. Não é justo que se concebam currículos escolares numa perspectiva inclusiva sem levar em consideração essa premissa.

É CORRETO afirmar que

A) apenas a proposição I é verdadeira.
B) apenas a proposição II é verdadeira.
C) apenas a proposição III é verdadeira.
D) as proposições I, II e III são falsas.
E) as proposições I, II e III são verdadeiras.

Questão 3 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

3. FUMARC | Analise as assertivas abaixo.

I. A criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista) apresenta dificuldade nas habilidades sociais, na interação social, dificuldade no contato visual, pouca expressão facial, alterações na linguagem e de comportamento, como, por exemplo, um atraso na fala, e pode apresentar agressividade sem uma razão aparente.
II. Pessoas com altas habilidades/superdotados são os educandos que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual superior; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora.
III. A deficiência intelectual é caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual, mas não em comportamentos adaptativos expressos em habilidades sociais, práticas e conceituais, com início antes dos 18 anos, e ressalta “que de acordo com a AAIDD, limitações no funcionamento intelectual estão presentes quando o indivíduo apresentar coeficiente de inteligência (QI) superior a 70”.
IV. O aluno com mielomeningocele não apresenta deficiência intelectual. Porém, ele pode apre-sentar a hidrocefalia associada e, nesse caso, poderá ou não apresentar comprometimentos no processo de aprendizagem.
V. O aluno com paralisia cerebral apresenta alteração de tônus e a coordenação de movimentos para locomoção apresenta-se comprometida. Sempre apresenta deficiência intelectual associada.

Em relação às assertivas propostas, estão CORRETAS apenas

A) I e IV.

B) I e III.
C) I, II e IV.
D) I, II e III.
E) II e IV.

Questão 4 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

4. FUMARC | Numere a Coluna 2 conforme a Coluna 1, levando em consideração os recursos de acessibilidade que o estudante com Necessidades Educacionais Especiais precisa ter, com a adaptação no seu currículo, garantindo-lhe o direito à aprendizagem e efetividade na vida escolar.

COLUNA 1
Aluno com NEE

1 Aluno Surdo
2 Aluno Cego


3 Aluno Superdotado
4 Aluno com Transtorno do Espectro Autista
5 Aluno com Deficiência Intelectual
6 Aluno com Paralisia Cerebral

COLUNA 2
Recursos necessários

(   ) Rotina diária organizada, agenda com esquema de aulas com símbolos ou desenhos, ordens claras e cartões de comunicação.
(   ) Teclados especiais, programas para uso no computador (como instrumento para escrever), tesoura adaptada, engrossadores e material pedagógico adaptado.
(   ) Material pedagógico adaptado para facilitar sua compreensão, material concreto para auxiliar na matemática, adaptações curriculares nas provas e no material da aula.
(   ) Uso de tecnologias computacionais: softwares educativos, enciclopédias digitais, jogos pedagógicos e simuladores.
(   ) Aprendizagem do Português como segunda língua e aprendizagem da LIBRAS como língua materna para aperfeiçoar.
(   ) Recursos didáticos em alto relevo, reglete e punção, recursos ópticos e programas leitores de tela

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

A) 5, 4, 2, 6, 1 e 3.
B) 4, 6, 5, 3, 1 e 2.
C) 3, 4, 5, 2, 6 e 1.
D) 2, 1, 6, 5, 3 e 4.
E) 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

Questão 5 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

5. FUMARC | O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o conjunto de atividades e recursos de acessibilidade, com objetivos pedagógicos, organizados institucional e continuamente para atender aos estudantes com algum tipo de necessidade especial escolar.

Quanto ao AEE (Atendimento Educacional Especializado), analise as afirmativas a seguir e identifique-as com (V) ou (F) conforme sejam verdadeiras ou falsas.

(   ) O Atendimento Educacional Especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família para garantir pleno acesso e participação dos estudantes, atender às necessidades específicas do público-alvo da educação especial e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas.
(   ) A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado voltados a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, mas não dos transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
(   ) O Atendimento Educacional Especializado para o aluno com deficiência intelectual deve permitir que esse aluno saia de uma posição de “não saber”, para se apropriar de um saber que lhe é próprio, ou melhor, que ele tem consciência de que o construiu.
(   ) O Atendimento Educacional Especializado existe para que os alunos possam aprender o que é diferente dos conteúdos curriculares do ensino comum, exceto o que é necessário para que possam ultrapassar as barreiras impostas pela deficiência.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
A) V, F, V, F.
B) V, V, F, F.
C) V, F, V, V.
D) F, F, V, V.
E) F, V, F, V.

Questão 6 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

6. (CEBRASPE – CESPE) | Considerando os fundamentos da educação inclusiva, julgue os itens a seguir.

I – As deficiências devem ser vistas como mais uma das características que os alunos podem apresentar.
II – A escola deve proporcionar meios de integração com a comunidade escolar, de forma a garantir que todos construam conhecimentos para a vida em sociedade.
III – A escola deve estabelecer turmas de alunos com base no desempenho discente para facilitar o sucesso da aprendizagem.
IV – Aos alunos com necessidades educacionais especiais deve-se oferecer um rol de atividades voltadas, prioritariamente, para a socialização.

Estão certos apenas os itens

A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e III.
E)II e IV.

Questão 7 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

7. CEBRASPE (CESPE) | Acerca da educação profissional de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades (ou superdotação), assinale a opção correta.

A) A educação profissional para esse público obedece aos princípios e às orientações expressos nos atos normativos que tratam da educação especial.
B) As escolas profissionalizantes específicas são ideais para esse público, porque suas características criam condições para o adequado atendimento de alunos com necessidades especiais.
C) As pessoas com necessidades especiais devem passar por seleção diferenciada, restrita a cursos de educação profissional capazes de acolhê-los.
D) O ingresso de alunos com necessidades especiais na educação profissional é permitido apenas se as respectivas famílias se comprometerem a acompanhá-los.
E) A formação profissional de estudantes com necessidades especiais deve ser realizada nas escolas de educação especial.

Questão 8 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

8. OBJETIVA CONCURSOS | Algumas manifestações e comportamentos na sala de aula e em outros espaços de convívio dos alunos no ambiente escolar costumam chamar atenção dos professores, nesse sentido, a possível ocorrência de baixa visão poderá ser investigada a partir de indícios como:
I – Olhos vermelhos; lacrimejamento durante ou após esforço ocular; piscar continuamente; visão dupla e embaçada; movimentar constantemente os olhos.
II – Sensibilidade à luz, dores de cabeça e náuseas.
III – Tropeçar ou esbarrar em pessoas.

Estão CORRETOS:

A) Somente os itens I e II.
B) Somente os itens I e III.
C) Somente os itens II e III.
D) Todos os itens.

Questão 9 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

9. (VUNESP) | Ana Helena foi aprovada no concurso para professora de educação básica I (PEB I). Ao tomar posse e assumir sua classe, ela percebeu que havia um aluno com deficiência física e outro com autismo. A professora compartilha das ideias de Edilene Aparecida Ropoli (2010), para quem a escola na perspectiva inclusiva deve “questionar, colocar em dúvida, contrapor-se, discutir e reconstruir as práticas que, até então, têm mantido a exclusão por instituírem uma organização dos processos de ensino e de aprendizagem incontestáveis, impostos e firmados sobre a possibilidade de exclusão dos diferentes, à medida que estes são direcionados para ambientes educacionais à parte”. Essa escola, caracterizada nesse trecho, é a

A) escola comum.
B) escola das diferenças.
C) escola dos diferentes.
D) escola especial.
E) escola-padrão.

Questão 10 – Educação Inclusiva e Conhecimentos Pedagógicos

10. (AOCP) | Um dos recursos de tecnologia assistiva é o sistema Braille, ele é utilizado para pessoas

A) cegas ou com baixa visão.
B) surdas.
C) que tenham um dos membros superiores amputados.
D) com disfunção cerebral.
E) com dislexia.

 

GABARITO

1) B 2) A 3) C 4) B 5) A 6) A 7) A 8) D 9) B 10) A

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