SIMULADO GRATUITO SOBRE PPP

01- O projeto político pedagógico (PPP) “é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola”, portanto, sua construção depende:

a) Do empenho do supervisor em conhecer suas etapas para construí-lo, uma vez que o PPP está sob a sua responsabilidade.
b) Do empenho e participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar, de forma reflexiva e articulada.
c) Da orientação de um membro externo a escola, tendo em vista que um olhar externo pode contribuir na visão dos problemas cotidianos.
d) Da contribuição dos órgãos oficiais, onde especialistas façam um diagnóstico da escola antes de sua elaboração.
e) Da boa vontade do gestor em aceitar a contribuição dos membros da escola.

02- Leia as afirmativas a seguir:

I. É dever do profissional que atua na Educação Infantil tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.

II. Reciclar é uma forma de intensificar o lixo depositado no ambiente.

Marque a alternativa CORRETA:

a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.

Material Completo para Concurso Professor. Clique e conheça.

03- Enquanto planejamento participativo, o Projeto Político Pedagógico, além de se configurar num instrumento de intervenção na realidade escolar, também proporciona a organização do espaço escolar. Configuram-se aspectos da construção coletiva do Projeto Pedagógico:

a) Descentralização e autonomia
b) Avaliação e burocratização
c) Contextualização e ludicidade
d) Monitoramento e controle
e) Democratização e integralidade

Material Completo para Concurso Professor. Clique e conheça.

04- De acordo com Veiga (1998, p.11) “o projeto político-pedagógico tem sido objeto de estudos para professores, pesquisadores e instituições educacionais em nível nacional, estadual e municipal, em busca da melhoria da qualidade do ensino”. Nessa direção, analise as alternativas e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F).

( ) A escola, para se desvencilhar da divisão do trabalho, de sua fragmentação e do controle hierárquico, precisa criar condições para gerar uma outra forma de organização do trabalho pedagógico.

( ) A reorganização da escola deverá ser buscada de fora para dentro. O fulcro para a realização dessa tarefa será o empenho individual na construção de um projeto político-pedagógico e isso implica fazer costuras com o existente para mantê-lo.

( ) É preciso entender o projeto político-pedagógico da escola como uma reflexão de seu cotidiano. Para tanto, ela precisa de um tempo razoável de reflexão e ação, para se ter um mínimo necessário à consolidação de sua proposta.

( ) A construção do projeto político-pedagógico requer continuidade das ações, descentralização, democratização do processo de tomada de decisões e instalação de um processo coletivo de avaliação de cunho emancipatório.

( ) Há que se pensar que o movimento de luta e resistência dos educadores é indispensável para ampliar as possibilidades e apressar as mudanças que se fazem necessárias dentro e fora dos muros da escola.

Assinale a opção que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

a) V– F– V– V– V
b) F– F– V– V– F
c) V– V– V– F– V
d) V– V– F– V– V
e) F– V– V– F– V

Material Completo para Concurso Professor. Clique e conheça.

05- O Projeto Pedagógico é uma ferramenta utilizada pelos docentes, que muitas vezes trazem questões definidas pelo próprio educador para sua construção que podem não ser um problema para o aluno, por isso muitas vezes é interessante permitir que os alunos definam os temas, que formulem problemas e coloquem o pensamento em funcionamento pela necessidade de entendê-lo melhor e alcançar soluções.

Nesse sentido, o Projeto Pedagógico é composto por alguns itens importantes de estrutura, são itens que compõe a estrutura de um Projeto Pedagógico, EXCETO:

a) Um Projeto Pedagógico deve contar com objetivos, que se traduzem nas necessidades que se quer alcançar.
b) Um Projeto Pedagógico deve contar com a justificativa, que se traduz nos “por quês” de fazer o projeto.
c) Um Projeto Pedagógico deve contar com estratégias, que se traduzem no como fazer com que o projeto seja implementado.
d) Um Projeto Pedagógico deve contar com esclarecimentos e detalhamento legal, que se traduzem nas explicações que devem ser dadas ao Ministério de Educação.

GABARITO
01-B
02-B
03-A
04-A
05-D

Material Completo para Concurso Professor. Clique e conheça.

——————————————————–

QUAIS OUTROS MATERIAIS TEM INTERESSE?

Materiais para concursos de diversas áreas como Educação Física, Matemática e outros – CLIQUE AQUI

Cursos Online Gratuitos (COM CERTIFICADO) – CLIQUE AQUI

Materiais de Matemática para Sala de Aula – CLIQUE AQUI

Curso de Videos aulas para Concursos – CLIQUE AQUI

Sobre Luiz Carlos M.

Experiência profissionais: professor de Ensino Básico, Professor em Institutos, coordenador pedagógico, diretor escolar. Prestou vários concursos municipais, estaduais, federais e seleções de escolas públicas e privadas obtendo boas colocações. Contato WHATSAP (88) 94457345

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *