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Questão 01 – Simulado História da Educação com questões comentadas
1 | CETREDE
“Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara
as democracias. Essa máquina é a da escola pública”, disse Anísio Teixeira no livro
Educação para a Democracia, de 1936. Para este educador, democratização da educação
só ocorrerá quando houver:
a) educação pública para todos, gratuita, laica e de qualidade, e uma rede de ensino que
vá da educação infantil à universidade, atendendo a todos, independentemente de raça,
condição financeira ou credo, e atenta para os interesses da comunidade em que estiver
inserida.
b) uma educação que responsabilize a elite brasileira a ajudar a formar uma sociedade
mais justa e igualitária, uma vez que para ele a educação não era só produto de
mudanças, mas sua geradora.
c) educação integral para todos e menos discriminação de classe.
d) educação que estimule o desenvolvimento da proatividade, das competências e
habilidades do educando, além do preparo para a cidadania.
Questão 2 – Simulado História da Educação com questões comentadas
2 | Instituto Consulplan
[…] Os reformistas da educação Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo e
no início da Segunda República estava alicerçada nas teorias psicológicas de Lourenço
Filho, na contribuição sociológica de Fernando de Azevedo e no pensamento filosófico e
político de Anísio Teixeira. (SANDER, 2007, p. 28.). Sobre o documento do Manifesto dos
Pioneiros da Educação, assinale a afirmativa correta.
a) Tratava-se de uma escolha explícita do referencial didático de Comenius.
b) Propunha um retorno aos estudos de latim e grego no curso secundário, sob a
inspiração do Ratio Studiorum dos jesuítas.
c) Enaltecia o exercício dos direitos dos cidadãos brasileiros no que se refere à educação,
tais como educação pública, escola única, laicidade, gratuidade e obrigatoriedade da
educação.
d) Propunha mudanças nos ensinos primário (de 7 a 13 anos) e secundário (de 13 a 15
anos) do Distrito Federal, priorizando disciplinas científicas como matemática e física, em
detrimentos das humanas, que eram o foco das escolas de primeiras letras, criadas desde
o Império.
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