Se você está se preparando para concursos e seleções na área de Pedagogia, com certeza o tema das metodologias de ensino é fundamental para o seu estudo e preparação. A forma como conduzimos a aprendizagem dos nossos alunos é essencial para o seu desenvolvimento e sucesso acadêmico. Por isso, entender as diferentes abordagens, técnicas e estratégias de ensino é imprescindível para garantir uma prática educativa eficaz e significativa. Neste blog, iremos abordar dicas, informações e reflexões sobre as metodologias de ensino mais comuns e atuais, para te ajudar a se preparar da melhor forma para conquistar a sua vaga em concursos e seleções. Acompanhe nossas publicações e esteja sempre bem preparado(a)!
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Simulado Metodologias de Ensino
Questão 1:
FEPESE | O ciclo de Treinamento é formado por 4 etapas básicas, sendo elas:
a) Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
b) Planejamento, Execução, Checagem, Ações corretivas.
c) Planejamento, Programação, Levantamento de necessidades e Direção.
d) Levantamento de necessidades, Projeto e programação, Execução e Avaliação.
e) Levantamento de necessidades, Execução, Pós-treinamento e Checagem.
Questão 2:
Instituto Consulplan | O termo multicultural tem sido utilizado como sinônimo de pluralidade cultural ou diversidade cultural, indicando as múltiplas culturas atualmente presentes nas sociedades complexas (Ritcher, 2008). Freire (2006, p. 157) ainda complementa dizendo que é preciso reenfatizar que a multiculturalidade como fenômeno que implica convivência num mesmo espaço de diferentes culturas não é algo natural e espontâneo. É uma criação histórica que implica decisão, vontade política, mobilização, organização de cada grupo cultural com vistas a fins comuns; que demanda, portanto, uma certa prática educativa coerente com tais objetivos. Analise os pressupostos a seguir, que são eixos metodológicos na orientação da prática de sala de aula multi/intercultural.
I. A sala de aula deve ser entendida como espaço de múltiplas narrativas, com predominância do diálogo e da troca de saberes.
II. A priorização, dentre outras, da discussão sobre a linguagem, para além da sua suposta função de representação da realidade em uma perspectiva monocultural.
III. O enfoque cultural impõe o conhecimento da historicidade de todos os textos, contextos e sujeitos que vem a ocupar o planejamento e o desenvolvimento do curso.
IV. A desvalorização da oralidade dos alunos, bem como de suas experiências e saberes, o que representaria um passo certeiro, em termos de metodologia didática voltada para as questões das diferenças culturais.
Está correto o que se afirma em
a) I, II, III e IV.
b) I e III, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
Questão 3:
Instituto Consulplan | De acordo com Chrispino (2002), conflito é toda opinião divergente ou maneira diferente de ver ou interpretar algum acontecimento. A partir disso, todos nós que vivemos em sociedade temos a experiência do conflito. Desde os conflitos próprios da infância, passamos pelos conflitos pessoais da adolescência e, hoje, visitados pela maturidade, continuamos a conviver com o conflito intrapessoal ou interpessoal. O conflito começa a ser visto como uma manifestação mais natural e, por conseguinte, necessário às relações entre pessoas, grupos sociais, organismos políticos e Estados. Considerando tais informações, analise as afirmativas a seguir.
I. Ensina a ver o mundo pela perspectiva do outro.
II. Racionaliza as estratégias de competência e de cooperação.
III. Possibilita a ausência de foco causada pela insatisfação do clima profissional.
IV. Esclarece que a controvérsia é uma oportunidade de crescimento e de amadurecimento social.
V. Possibilita o acréscimo da disputa de ideias quando a solução do problema depende também do outro e há opiniões conflitantes.
São vantagens percebidas dos conflitos existentes em uma instituição o que se afirma apenas em
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) II, III e IV.
d) III, IV e V.
Questão 4:
Instituto Consulplan | A função supervisora pode ser compreendida como um processo em que um professor, em princípio mais experiente e mais informado, orienta um outro professor ou candidato a professor no seu desenvolvimento humano e profissional.
(Alarcão, 2001b: 13.)
O pedagogo é o intelectual orgânico do grupo, qual seja, aquele que está atento à realidade, que é competente para localizar os temas geradores (questões; contradições; necessidades; e, desejos) do grupo, organizá-los e devolvê-los como um desafio para o coletivo, ajudando na tomada de consciência e na busca conjunta de formas de enfrentamento. Portanto, sobre as práticas do pedagogo como exercício na construção do Quadro de Saberes Necessários (QSN), assinale a afirmativa correta.
a) Reconhecer que tem a obrigação de dominar todos os saberes necessários.
b) Ter claro que a tarefa é exclusiva dele como profissional da coordenação/supervisão pedagógica da escola.
c) Observar que a referência maior para a construção do QSN são os próprios pedagogos, como especialistas que são da educação.
d) Verificar que o processo de construção coletiva é muito mais complexo do que a elaboração por um grupo menor. Todavia, seu valor é muito maior, pois o próprio processo de construção já é uma formação para quem dele participa.
Questão 5:
Instituto Consulplan | Ao trabalhar com projetos é possível desenvolver competências, propor tarefas complexas e desafios que estimulem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e completá-los. A experiência com projetos nas escolas tem se mostrado eficiente no desenvolvimento das inteligências múltiplas, no trabalho com os conteúdos atitudinais e procedimentais, além de permitir que o conhecimento passe a ser tratado como uma “rede de significados” que, contrapondo o olhar cartesiano, possui múltiplos ou nenhum centro, o que depende do interesse dos professores e alunos sobre o tema em estudo, de acordo com Machado (2004, p. 101.). Sobre a metodologia do trabalho com projetos em sala de aula, assinale a afirmativa correta.
a) O aluno não interage com o objeto de conhecimento e não se envolve com o seu processo de aprendizagem.
b) O aluno troca a visão empirista da educação pela visão construtivista de solução de problemas, no seu projeto escolar.
c) O professor possui os saberes exatos e necessários que o aluno, por investigação pessoal, não chegaria sem erros. Pela transmissão pretende-se ganhar tempo; precisão; rapidez; e, facilidade.
d) O professor é investido de autoridade e superioridade em relação aos seus alunos. Por dominar um conhecimento, é quem pode transferi-lo; o que ele ensina sobrepõe à construção do conhecimento pelo aluno.
Questão 6:
Instituto Consulplan | Hoje a matemática deixou de ser entendida como a ciência das “certezas” absolutas, da não-contradição incontestável, ou da “exatidão” objetivamente fundamentada. A epistemologia da matemática sofreu uma evolução significativa, paralela à evolução de uma ciência que se abriu às indeterminações e aos conflitos internos de sistemas axiomáticos solúveis a níveis de princípios lógicos cada vez mais vastos, flexíveis e integrativos. Neste contexto, podemos entender que a etnomatemática:
I. Se diferencia da modelagem matemática pelo fato de ter um foco na matemática social, na matemática de um grupo específico, e a primeira na tradução da realidade em matemática acadêmica.
II. Privilegia o raciocínio quantitativo e seu enfoque nem sempre está ligado a uma questão maior, de natureza ambiental ou de produção, e se enquadra em uma concepção multicultural e pragmática da educação.
III. Sua proposta pedagógica é fazer da matemática algo vivo, lidando com situações reais no tempo (agora) e no espaço (aqui), e, através da crítica, questionar o aqui e agora.
IV. Reconhece na educação a importância das várias culturas e tradições na formação de uma nova civilização, transcultural e transdisciplinar.
Está correto o que se afirma apenas em
a) I e II.
b) III e IV.
c) I, III e IV.
d) II, III e IV.
Questão 7:
Instituto Consulplan | A escola visa, na maioria das vezes, muito mais atender às demandas do mercado de trabalho ou das perspectivas profissionais do que aprimorar as capacidades ou potenciais de cada criança, adolescente ou jovem. Como não há uma afirmação clara e objetiva aprimorando um sentimento de bem-estar e conforto, cria-se um ambiente competitivo. Isso abre um grande número de possibilidades e caminhos a serem trilhados. Uma grande certeza é a de que a educação perpetua as relações de poder quando se constitui na base para a construção e a manutenção da sociedade.
Considerando as relações de poder no âmbito da escola, assinale a afirmativa correta.
a) No modelo escolar competitivo, ensina-se a aprimorar as potencialidades não a vencer. Há uma relação vertical e as relações verticais não aproximam as pessoas.
b) No modelo interacionista, predomina o eu e não o nós, e o espaço da disputa, e não da parceria; é o que se vê na prática educacional. É possível olhar todos exatamente como iguais.
c) O modelo escolar competitivo é excludente e as relações são impositivas, pois nelas delega-se o que precisa ser feito, ensinando-se a cumprir tarefas, e não a discutir o porquê delas.
d) No modelo escolar competitivo, as relações se entrecruzam e fazem parte de um todo. As partes podem ter individualidades, mas é no todo que a engrenagem funciona. Potencialidade é a capacidade de realização.
Questão 8:
Instituto Consulplan | Para que a brincadeira ocupe verdadeiramente seu lugar na educação infantil, significa permitir que ela aconteça de fato e que não seja apenas um prêmio por bom comportamento ou uma atividade extra para quem termina as lições antes dos colegas da turma. A brincadeira em grupo favorece princípios como cooperação; liderança; e, competição. O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza emoções.
Sobre o brincar na educação infantil, assinale a afirmativa correta.
a) O professor deve observar e aguardar que novas situações de brincadeiras surjam, de modo a trazer elementos para aprimorar o brincar de seu grupo.
b) Sendo a atividade principal da criança, ela aprenderá tudo brincando e o tempo que se destina a ela é o mais importante, inclusive o tempo no sentido de entrega, de preparar-se para, encantar-se com, descobrir-se na e com a brincadeira.
c) O importante é que essa proposta seja um convite e não uma convocação. Não podemos impor brincadeira, este ou outro jeito de brincar; podemos, sim, propor brincadeiras, organizar situações e cenários, de modo que as crianças possam tomar suas decisões.
d) O ato de brincar não é uma ação espontânea, mas só é verdadeiro se for alforriado e, ainda, permitir que a criança tenha livre escolha para decidir ações como brincar ou não, como será sua participação na brincadeira, até que momento brincar ou não, com quem prefere brincar.
Questão 9:
Instituto Consulplan | Observando como ocorre ou o que representa a aprendizagem nas abordagens tradicionais é comum encontrarmos estudantes que declaram que grande parte do currículo a que são submetidos não tem o menor significado para si, fazendo da educação escolar a que são submetidos uma tentativa frustrada de aprender conteúdos que não possuem nenhum significado pessoal. Esse processo se torna mais difícil para a criança que tem poucos recursos materiais, pouco contato com livros, com materiais e brinquedos pedagógicos. Em outro extremo tem-se a aprendizagem significativa. Para defini-la, Rogers utiliza os elementos que participam desse processo de aprendizagem, e que torna possível uma educação que tenha significado para o aluno. Sobre a aprendizagem significativa na vertente humanista, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) O elemento de significação desenvolve-se, para o educando, dentro de sua experiência como um todo.
b) É heteroiniciada. Ainda, quando o primeiro estímulo seja interior no aluno, a pesquisa, o senso de descoberta, de compreensão e de captação vêm de fora.
c) O locus da avaliação reside no educando, pois a aprendizagem é avaliada pelo educando, que sabe que está buscando aquilo que realmente quer saber, se está indo ao encontro de suas necessidades.
d) A pessoa participa do processo de aprendizagem como um todo. Não é apenas a parte cognitiva que trabalha e, sim, todas as dimensões, quais sejam a cognitiva; a emocional; as experiências de vida; as percepções; as crenças; e, os valores.
Questão 10:
Instituto Consulplan | O profissional da educação, ao pensar sua sala de aula, deve buscar as soluções que sejam mais interessantes e viáveis para que os alunos tenham interesse e participação quanto aos conteúdos abordados. Trabalhar utilizando projetos de trabalho concretiza um planejamento dinâmico e inovador, deixando para trás o planejamento singular e repetitivo, que leva todos os sujeitos do espaço escolar a ver o mundo de uma única forma: a do adulto que está trabalhando com eles. Dessa forma, a elaboração de projetos de trabalho exige, EXCETO:
a) A pretensão de percorrer o caminho que vai do conhecimento à informação.
b) Entender que o tema está vinculado ao emergente, a uma concepção transdisciplinar do conhecimento.
c) Supor uma concepção de aprender que considera algumas vozes, ou seja, o aprender relacionado a uma conversação cultural.
d) Ter por base a percepção e a problematização de cultura e currículo, bem como a assunção de uma perspectiva multiculturalista.
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Assuntos Abordados no Simulado:
Questão 1: Ciclo de Treinamento
O ciclo de treinamento é formado por etapas básicas, que incluem o planejamento, organização, direção e controle das atividades relacionadas ao treinamento. Cada uma dessas etapas é essencial para garantir o sucesso e eficácia do processo de treinamento, desde a identificação das necessidades até a avaliação dos resultados.
Questão 2: Prática de Sala de Aula Multi/Intercultural
Na prática de sala de aula multi/intercultural, é fundamental considerar a diversidade cultural dos alunos, promovendo o diálogo, troca de saberes e respeito pelas diferentes narrativas presentes no ambiente escolar. A valorização da oralidade dos alunos, a discussão sobre linguagem e a compreensão da historicidade são aspectos importantes para uma educação que respeite e promova a multiculturalidade.
Veja mais em: Multiculturalismo em Concursos de Pedagogia
Questão 3: Vantagens dos Conflitos em uma Instituição
Os conflitos em uma instituição podem trazer vantagens importantes, como a oportunidade de ver o mundo pela perspectiva do outro, o desenvolvimento de estratégias de competência e cooperação, o incentivo ao crescimento e amadurecimento social, além da ampliação da disputa de ideias e opiniões conflitantes na busca por soluções.
Questão 4: Práticas do Pedagogo na Construção do Quadro de Saberes Necessários (QSN)
Na construção do Quadro de Saberes Necessários, o pedagogo atua como um facilitador do desenvolvimento humano e profissional dos professores, promovendo a reflexão, a tomada de consciência e a busca por soluções coletivas. O processo de construção coletiva do QSN valoriza a diversidade de saberes e experiências, contribuindo para a formação integral dos profissionais da educação.
Questão 5: Metodologia do Trabalho com Projetos em Sala de Aula
A metodologia do trabalho com projetos em sala de aula visa estimular o desenvolvimento de competências, a investigação, a construção de conhecimento e o trabalho colaborativo. Por meio de projetos, os alunos podem explorar situações reais, mobilizar seus saberes e construir significados de forma mais integrada e contextualizada, promovendo uma abordagem mais ativa e participativa na aprendizagem.
Questão 6: Etnomatemática e sua Contribuição na Educação
A etnomatemática se destaca por abordar a matemática em diferentes contextos culturais, valorizando a diversidade de saberes e práticas matemáticas. Ao promover uma abordagem multicultural e pragmática da educação, a etnomatemática propõe uma reflexão crítica sobre a importância das tradições culturais na formação de uma nova civilização, contribuindo para uma educação mais inclusiva e transdisciplinar.
Questão 7: Relações de Poder no Âmbito Escolar
As relações de poder no âmbito escolar podem ser influenciadas por diferentes modelos educacionais. Enquanto o modelo competitivo pode reforçar hierarquias e imposições, o modelo interacionista valoriza a parceria, a igualdade e a cooperação. É fundamental refletir sobre como as relações de poder na escola impactam no desenvolvimento dos alunos e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Veja mais em: Teorias da Aprendizagem em Concursos de Pedagogia
Questão 8: Importância do Brincar na Educação Infantil
O brincar na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Ao proporcionar momentos de brincadeira em grupo, o professor favorece a cooperação, liderança e competição, estimulando a autonomia, a criatividade e a interação das crianças. O brincar deve ser encarado como uma atividade essencial e não apenas como um complemento do processo de ensino-aprendizagem.
Questão 9: Aprendizagem Significativa na Vertente Humanista
A aprendizagem significativa na vertente humanista é aquela que se baseia na experiência pessoal do aluno, na heteroiniciação e na avaliação realizada pelo próprio educando. Envolve a integração de todas as dimensões da pessoa no processo de aprendizagem, buscando promover um conhecimento que faça sentido e tenha relevância para o aluno.
Veja mais em: Aprendizagem Significativa em Concursos de Pedagogia
Questão 10: Elaboração de Projetos de Trabalho na Sala de Aula
A elaboração de projetos de trabalho na sala de aula requer uma concepção dinâmica e inovadora de planejamento, que estimule a participação dos alunos e promova uma visão transdisciplinar do conhecimento. A abordagem por meio de projetos deve valorizar a cultura, a diversidade e a participação ativa dos estudantes, possibilitando uma aprendizagem mais significativa e integrada.
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