Simulado Online Teoria de Piaget – Concurso Professor

Um dos principais teóricos que é cobrado em quase todos os concursos para professor: PIAGET. Esse é um simulado online grátis exclusivo sobre a teoria de Piaget. São 10 questões de conhecimentos pedagógicos para testar sua aprendizagem. No simulado poderá ver sua pontuação ao finalizar-lo e saber quais questões errou e acertou.

INICIAR SIMULADO

Nossos materiais que já ajudaram muitos professores: http://questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes/

Curso de Conhecimentos Pedagógicos: http://questoesconcursopedagogia.com.br/conhecimentospedag/

Curta nossa página: https://www.facebook.com/superpreparado/  

Caso tenha dúvida de como ver sua pontuação e resultados, assista o vídeo abaixo.

Simulado sobre Teoria de Piaget

1.A teoria piagetiana concebeu uma inteligência
a) operativa, valorizando-a como uma ação adaptativa diante de uma situação-problema.

b) processual e operativa.
c) funcional e operativa, valorizando-a como uma ação adaptativa diante de uma situação-problema.
d) funcional, valorizando-a como uma ação adaptativa diante de uma situação-problema.
e) processual, funcional, operativa, valorizando-a como uma ação adaptativa diante de uma situação- problema.

2.No período sensório-motor, de acordo com Piaget,
a) a criança representa mentalmente os objetos, e sua relação e ação com eles é direta.
b) a atividade intelectual é basicamente de natureza perceptiva.
c) as atividades desse período estão dissociadas da atividade intelectual futura.
d) o universo que circunda a criança é conquistado mediante a percepção e os movimentos.

3. Os dois primeiros anos do desenvolvimento intelectual da criança foram chamados por Piaget de período:
a) sensório-motor.
b) de esquema.
c) condicionado.
d) de aprendizagem.
e) de avaliação.

4. O período em que a vida mental reduz-se ao exercício dos aparelhos reflexos, de fundo hereditário, chama-se:
a) sensório-motor.

b) pré-operatório.
c) operatório concreto.
d) operatório formal.
e) operatório abstrato.

5.No plano afetivo, a criança é capaz de cooperar com os outros, de trabalhar em grupo, e, ao mesmo tempo, de ter autonomia pessoal. A cooperação é uma capacidade que se desenvolve ao longo de qual período?
a) Sensório-motor
b) Pré-operatório
c) Operatório concreto
d) Operatório formal


e) Operatório abstrato

6.Para Piaget (1975), a aprendizagem ocorre sempre que um conjunto de processos dentro do sistema nervoso aciona os esquemas cognitivos para processar e identificar a entrada de estímulos. Quando a criança adquire novas experiências através da interação com o ambiente, vendo ou ouvindo coisas novas, ela adapta os novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui. O autor considera o processo cognitivo através de duas dimensões – aprendizagem e desenvolvimento – apresentando os seguintes estágios do desenvolvimento cognitivo da criança:
a) Sensório-motor, Operatório-concreto, Pós-operatório e Acomodação.
b) Sensório-motor, Pré-operatório, Operatório-concreto e Operatório-formal.
c) Sensório-motor, Operatório-concreto, Operatório-formal e Operatório-informal.
d) Sensório-motor, Assimilação, Acomodação e Operatório-concreto.
e) Pré-operatório, Operatório, Operatório-concreto e Operatório-informal.

7. Seber, em “Construção da Inteligência pela Criança”, relata que o término do período sensório – motor e o início do pré-operatório é marcado pelo aparecimento:
a) da reconstrução das ações no plano do pensamento.
b) da tomada de consciência.
c) da atividade representativa.
d) da reversibilidade por compensação.

8.Para Piaget, a trajetória do desenvolvimento intelectual, do pensamento sensório-motor às operações formais, é acompanhada pelo desenvolvimento do indivíduo quanto
a) à afetividade.
b) à sociabilidade.
c) à emotividade.
d) ao egocentrismo.
e) à sexualidade.

9. A invenção de novos meios pelas combinações mentais é um estágio sobreposto que compõe a fase do desenvolvimento denominada por Piaget de:
a) operações formais
b) aquisição de sentidos.
c) pensamento pré-operacional.
d) operações concretas.
e) sensório-motora.

10. Os estágios de desenvolvimento cognitivo definidos por Jean Piaget são:
a) Sensório-Motor, Pós-Operatório, Operações Formais e Operações Informais
b) Pensamento Figurativo e Pensamento Operativo
c) Operações Figurativas, Operações Formais e Operações Operativas
d) Sensório-Motor, Pré-Operatório, Operações Concretas e Operações formais
e) Pré-Operatório, Operatório e Pós-Operatório

1.D
2.D
3.A
4.A
5.C
6.B
7.C
8.B
9.E
10.D

Nossos materiais que já ajudaram muitos professores: http://questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes/

Curso de Conhecimentos Pedagógicos: http://questoesconcursopedagogia.com.br/conhecimentospedag/

Curta nossa página: https://www.facebook.com/superpreparado/  

 

Deixe um comentário