Responda o Simulado Papel Social da Educação e prepare-se para concursos

Caros educadores e profissionais da área, preparar-se para concursos e seleções na área da educação exige não apenas domínio dos conteúdos específicos, mas também uma compreensão aprofundada dos desafios contemporâneos do sistema educacional. Neste simulado, abordaremos questões que exploram o papel da educação na sociedade, as transformações no cenário educacional e as responsabilidades dos educadores diante dessas mudanças. Este material visa auxiliá-los na preparação, oferecendo uma análise aprofundada dos temas mais recorrentes em concursos e seleções. Baixe o simulado em PDF e mergulhe nos desafios e oportunidades que a educação moderna apresenta.

BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI

Simulado Papel Social da Educação

Questão 1

FUNDATEC | Em relação à educação, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(  ) Processo e prática social constituída e constituinte das relações sociais mais amplas.
(  ) A prática social da educação acontece apenas nas instituições escolares.
(  ) Processo contínuo de formação.
(  ) Direito inalienável do cidadão.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V – F – V – F.
b) F – V – F – V.
c) V – F – V – V.
d) V – V – F – F.
e) F – F – V – F.

Questão 2

FGV | Leia o fragmento a seguir.

Tanto o processo de participar de um filme como o de participar de um grêmio fizeram com que os estudantes percebessem melhor as próprias aptidões. Por exemplo, um é melhor para ser tesoureiro, outro na produção. Todo e qualquer processo traz algum aprendizado. Essa experiência influencia positivamente a habilidade de negociação nas relações familiares ou mercado de trabalho.

Entrevista com Alice Riff, cineasta. https://ubes.org.br/2019/entrevista-se-a-gente-eliminar-o-mundo-vamos-aprender-sobre-o-que/. Adaptado.

As afirmativas a seguir indicam objetivos do grêmio estudantil, à exceção de uma. Assinale-a.

a) Controlar as ocorrências em relação à segurança e ao patrimônio escolar.
b) Incentivar a cultura literária e os interesses artísticos de seus membros.
c) Identificar e promover o desenvolvimento de lideranças estudantis.
d) Organizar fóruns internos de deliberação para a melhoria do ensino na escola.
e) Favorecer experiências culturais para propiciar a autonomia e a capacidade de negociação dos estudantes.

Questão 3

FGV | “Em todas as reformas educativas, a partir da década de 1980, a questão da qualidade aparece como tema central. Na realidade, a educação busca novo paradigma, que estabelece o problema da qualidade, uma pedagogia da qualidade. Mas esta não pode ser tratada nos parâmetros da qualidade economicista. A escola não é empresa. O aluno não é cliente da escola, mas parte dela. É sujeito que aprende, que constrói seu saber, que direciona seu projeto de vida (SILVA, 1995)”

(OLIVEIRA, 2017).

Avalie se as dimensões de formação que caberiam à escola, de acordo com a visão de educação exposta no trecho em destaque, incluem:

I. Formação para a cidadania crítica e participativa.

II. Formação ética.
III. Preparação para o processo produtivo e para a vida em uma sociedade técnico-informacional.
IV. Preparação para a eficiência, com base no conceito de “falha zero”.

Estão corretas as dimensões

a) I, II e IV.
b) I, III e IV.
c) I, II e III.
d) II, III e IV.
e) III e IV, apenas.

Questão 4

FGV | Segundo Libâneo et al (2017), “Como instituição socioeducativa, a escola vem sendo questionada sobre seu papel ante as transformações econômicas, políticas, sociais e culturais do mundo contemporâneo. Tais transformações decorrem, sobretudo, dos avanços tecnológicos, da reestruturação do sistema de produção e desenvolvimento, da compreensão do papel do Estado, das modificações nele operadas e das mudanças no sistema financeiro, na organização do trabalho e nos hábitos de consumo”.

Com base nesse questionamento sobre a função social da escola atualmente, assinale a opção que apresenta uma contribuição que o ensino escolar pode prestar para a sociedade.

a) Reafirmar os objetivos e as prioridades da tradição escolar.
b) Restaurar padrões de conduta disciplinar e limites de interação entre professores e estudantes.
c) Recuperar interesses, necessidades e valores historicamente priorizados no ambiente escolar.
d) Retomar para a escola a sua condição de único meio confiável de socialização de conhecimentos relevantes para a vida.
e) Formar indivíduos capazes de pensar e aprender permanentemente, em um contexto de avanço das tecnologias de produção e de modificação da organização do trabalho.

Questão 5

CPCON UEPB | Para Libâneo (2013. p.15), “não há sociedade sem prática educativa e nem prática educativa sem sociedade.” Para o autor, a prática educativa não é só uma exigência da vida em sociedade, mas também o processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e a transformá-lo em função de necessidades econômicas, sociais e políticas da coletividade.” A partir da reflexão deste pensamento, é possível afirmar que:

I. Por meio da ação educativa, o meio social exerce influências sobre os indivíduos e estes, ao assimilarem e recriarem essas influências, tornam-se capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social.
II. A educação compreende os processos formativos que ocorrem no meio social, nos quais os indivíduos estão envolvidos de modo necessário e inevitável pelo simples fato de existirem socialmente.
III. A prática educativa existe em uma grande variedade de instituições e atividades sociais decorrentes da organização econômica, política e legal de uma sociedade, da religião, dos costumes, das formas de convivência humana.

A alternativa que apresenta a(as) afirmativa(as) CORRETA(AS) é:

a) III apenas.
b) I e II apenas.
c) I, apenas.
d) I, II e III.
e) II e III, apenas.

Questão 6

FCC | No estudo de Melo e Morais (2019), a avaliação do clima escolar revelou que as dimensões com maior influência sobre o sucesso no Enem foram ‘Aprendizagem’ e ‘Regras’, temas que contemplam questões relacionais, mostrando-se importantes tanto …(I)… quanto na conquista de …(II)… , considerando dados contextuais.

Completam, correta e respectivamente, as lacunas I e II:

a) na convivência respeitosa − um desempenho acadêmico esperado
b) na avaliação dos professores − um melhor status para a escola
c) no trabalho individual − um comportamento vanguardista
d) na gestão eficiente da escola − um impulso previsível
e) na organização burocrática − uma melhoria na informação tecnológica escolar

Questão 7

FCC | Segundo Érika Dias e Fátima Cunha de Ferreira Pinto, […] o ato de educar é um processo constante na história de todas as sociedades, não é o mesmo em todos os tempos e lugares, e é, em sua essência, um processo social. Sobre as relações entre educação e sociedade, NÃO representa decorrências da concepção de Dias e Pinto:

a) A proposta educativa de uma dada sociedade revela uma certa concepção de mundo, a qual determina os fins a serem atingidos pelo processo educativo.
b) A educação é um fenômeno social, estando relacionada ao contexto político, econômico, científico e cultural de uma determinada sociedade.
c) A organização e as formas de funcionamento social não são influenciadas pelo processo educativo ensejado no âmbito escolar.
d) As relações entre sociedade e educação concretizam-se também pelo preparo para o trabalho e pelo exercício da cidadania.
e) O exercício da cidadania, em uma sociedade democrática, é mediado pelas oportunidades educativas ofertadas às crianças, adolescentes e adultos que a constituem.

Questão 8

IMPARH | Sobre o trabalho docente, marque a alternativa correta.

a) Bernhard Fichtner defende que o papel do professor é de um intelectual exemplar. Com base em Gramsci, esse autor fala sobre o professor como mediador entre o conhecimento e o aluno, entre conhecimento científico e seres humanos em desenvolvimento.
b) O papel do professor é o de ser instrutor no processo de ensino. Nesse contexto, os alunos são depósitos que devem ser cheios de conhecimento.
c) Na escola, o trabalho do professor deve ter relação direta com o ensino de conhecimentos desconectados, descontextualizados e empobrecidos de sentido e significado para o desenvolvimento dos alunos.
d) O papel do professor vincula-se, exclusivamente, ao ensino dos conteúdos presentes no material didático. Isso exclui todas as demandas apresentadas pelos estudantes, seus interesses e necessidades.

Questão 9

INSTITUTO MAIS | Sobre o papel social da escola, segundo a Conferência Nacional da Educação Básica, é indispensável

a) contribuir na construção de um Brasil como um país de todos, com igualdade, humanidade e justiça social.
b) desmembrar o saber formalizado.
c) aliar o saber religioso ao saber social.
d) adotar estratégias de cunho sociocultural.

Questão 10

Instituto Consulplan | Educação é uma ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social e tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais reclamados pela sociedade política, no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destina.

O processo da educação, nessa concepção, confunde-se com a ideia de:

a) Engajamento: o indivíduo educado passa por uma reflexão sobre a experiência, favorecendo a construção de novos saberes.
b) Apatia: o indivíduo educado entende a educação como ação transformadora da sociedade em busca de objetivos considerados como válidos.
c) Transformação: o indivíduo educado compreende a vida de sua comunidade, recebendo ideias e conceitos fundamentalmente transformadores de realidades sociais.
d) Ajustamento: o indivíduo educado seria o ajustado à vida da sua comunidade, sem nenhum julgamento crítico sobre seus usos e costumes, sobre o seu modo de viver, aceitando passivamente a cultura de seu meio social.

Gabarito:

1) C 2) A 3) C 4) E 5) D 6) A 7) C 8) A 9) A 10) D

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Processo e prática social na educação

A primeira questão aborda a visão da educação como um processo e prática social, destacando sua natureza constituída e constituinte das relações sociais mais amplas. Além disso, a questão desafia a visão restrita da prática social da educação apenas nas instituições escolares. O simulado destaca a educação como um processo contínuo de formação, indo além do ambiente escolar, e ressalta a importância da educação como um direito inalienável do cidadão.

Questão 2: Objetivos do grêmio estudantil

A segunda questão explora a experiência extracurricular dos estudantes, como participar de um filme ou integrar um grêmio estudantil, influencia positivamente suas aptidões e habilidades. O simulado destaca a diversidade de talentos entre os estudantes e a importância de experiências além da sala de aula. Os objetivos do grêmio estudantil, como controle de ocorrências, incentivo à cultura literária, desenvolvimento de lideranças e organização de fóruns internos, são discutidos, ressaltando sua contribuição para a autonomia e capacidade de negociação dos estudantes.

Questão 3: Dimensões de formação escolar

A terceira questão aborda as dimensões de formação que a escola deve proporcionar, conforme a visão de educação apresentada. São destacadas a formação para a cidadania crítica e participativa, a formação ética, a preparação para o processo produtivo e a vida em uma sociedade técnico-informacional. O simulado explora a necessidade de uma pedagogia da qualidade, ressaltando que a escola não deve ser tratada nos parâmetros da qualidade economicista, enfatizando a importância de preparar os alunos para serem sujeitos ativos na construção de seu saber e projeto de vida.

Questão 4: Contribuições do ensino escolar para a sociedade

A quarta questão aborda o questionamento sobre o papel da escola frente às transformações econômicas, políticas, sociais e culturais do mundo contemporâneo. O simulado destaca que a escola deve contribuir para formar indivíduos capazes de pensar e aprender permanentemente, em um contexto de avanço das tecnologias de produção e de modificação da organização do trabalho. Ao contrário de reafirmar objetivos tradicionais, a escola é desafiada a acompanhar as mudanças e socializar conhecimentos relevantes para a vida.

Questão 5: Reflexões sobre a prática educativa

A quinta questão parte da reflexão de Libâneo sobre a prática educativa como uma exigência da vida em sociedade. O simulado destaca que a educação não é apenas uma necessidade social, mas um processo de prover conhecimentos e experiências culturais, capacitando os indivíduos a atuar no meio social e transformá-lo conforme as necessidades coletivas. Explora-se como a ação educativa influencia os indivíduos e os capacita para uma relação ativa e transformadora com o meio social.

Questão 6: Avaliação do ambiente escolar

A sexta questão destaca a importância da avaliação do ambiente escolar, especialmente nas dimensões de aprendizagem e regras, e sua influência no sucesso acadêmico, exemplificando a importância de questões relacionais para o desempenho dos estudantes. O simulado aborda como esses elementos são cruciais tanto na convivência respeitosa quanto na conquista de um desempenho acadêmico esperado, evidenciando a interconexão entre aspectos socioemocionais e acadêmicos.

Questão 7: Relações entre educação e sociedade

A sétima questão explora as relações entre educação e sociedade, enfatizando que o ato de educar é um processo constante e essencial na história de todas as sociedades. O simulado destaca que a proposta educativa de uma sociedade revela uma concepção de mundo que determina os fins a serem atingidos pelo processo educativo. Desafia-se a ideia de que a organização e formas de funcionamento social não são influenciadas pelo processo educativo, destacando como a educação é um fenômeno social intrinsecamente ligado ao contexto político, econômico, científico e cultural de uma sociedade.

Questão 8: Perspectivas sobre o papel do professor

A oitava questão aborda diferentes perspectivas sobre o trabalho docente. O simulado destaca a visão de Bernhard Fichtner, que defende o papel do professor como um intelectual exemplar e mediador entre o conhecimento e o aluno, em contraste com perspectivas que limitam o professor a ser apenas um instrutor no processo de ensino. O debate inclui reflexões sobre o ensino de conhecimentos descontextualizados e empobrecidos de sentido e significado, evidenciando a complexidade do papel do professor na formação dos alunos.

Questão 9: O papel social da escola

A nona questão aborda o papel social da escola, conforme a Conferência Nacional da Educação Básica. O simulado destaca a importância da escola em contribuir para a construção de um Brasil igualitário, humano e com justiça social. Enfatiza a necessidade de a escola ir além do desmembramento do saber formalizado e adotar estratégias de cunho sociocultural para atender às demandas da sociedade contemporânea.

Questão 10: Concepção de educação

A décima questão explora a concepção de educação como uma ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações mais jovens, visando seu desenvolvimento na sociedade. O simulado destaca a ideia de que o processo da educação confunde-se com a noção de ajustamento à vida da comunidade, sem julgamento crítico sobre seus usos e costumes. O debate inclui reflexões sobre como diferentes concepções de educação influenciam a forma como os indivíduos compreendem e interagem com a sociedade, destacando a importância dessa compreensão para a formação de cidadãos conscientes e participativos.

Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!

Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos

Você está em busca de um material preparatório abrangente para os concursos de pedagogia? Não procure mais! Em nosso site, disponibilizamos um conjunto exclusivo de mais de 1200 questões de conhecimentos pedagógicos. Esse material aborda os principais temas cobrados nas seleções, proporcionando uma preparação sólida e eficaz.

Acesse agora o link Material Preparatório de Pedagogia e fortaleça seus estudos com uma variedade de questões cuidadosamente selecionadas. Este recurso valioso é ideal para quem busca aprimorar seus conhecimentos e se destacar nas provas de concursos na área educacional.

Além disso, para uma preparação ainda mais completa, recomendamos o material premium com milhares de questões de conhecimentos pedagógicos. Aprofunde-se em cada tópico, teste seus conhecimentos e esteja totalmente preparado para os desafios das seleções.

Não perca tempo, inicie sua jornada de preparação agora! Acesse o material aqui e dê um passo significativo em direção ao seu sucesso nos concursos de pedagogia. O conhecimento que você precisa está ao seu alcance. Boa sorte!

Outros Materiais Para Concursos e Seleções

Se você está em busca de materiais de estudo especializados para diversas áreas, o Professor Preparado é o seu destino ideal! Nossa plataforma oferece uma variedade de materiais preparatórios, cada um cuidadosamente desenvolvido para atender às demandas específicas de diferentes disciplinas.

Acesse a página Materiais de Estudo e descubra recursos enriquecedores para aprimorar seus conhecimentos. Confira abaixo alguns dos nossos materiais em destaque:

  1. Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
  2. Educação Física – Concursos e Seleções
  3. História – Concursos e Seleções
  4. Geografia – Concursos e Seleções
  5. Artes – Concursos e Seleções
  6. Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
  7. Filosofia – Concursos e Seleções
  8. Pacote de Atividades

Cada material foi desenvolvido por especialistas em sua área, proporcionando uma preparação sólida e abrangente. Invista em seu crescimento acadêmico e profissional explorando os recursos do Professor Preparado. Amplie seus horizontes de estudo e conquiste o sucesso em concursos e seleções. Acesse agora e dê um passo significativo em direção ao seu objetivo!

Cursos Para Provas de Títulos

A prova de títulos é uma etapa crucial em concursos, e muitos editais exigem a comprovação de cursos realizados. Não deixe para a última hora, pois alguns editais solicitam que os cursos sejam concluídos antes da publicação do edital. Planeje-se com antecedência e destaque-se desde o início!

Para facilitar sua preparação, o Super Preparado oferece uma gama de cursos em educação, todos com certificação válida em todo o Brasil. Não perca a oportunidade de enriquecer seu currículo com conhecimentos essenciais para a sua carreira.

Acesse Super Preparado Cursos e confira alguns dos cursos sugeridos:

  1. Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas
  2. Curso Educação Inclusiva – 100 Horas
  3. Curso Conhecendo as 10 Competências da BNCC – 80 Horas
  4. Curso Lei de Diretrizes e Bases da Educação – 180 Horas
  5. Curso Legislação Educacional – 100 Horas
  6. Curso Teóricos da Educação – 120 Horas

Cada curso foi desenvolvido por especialistas, proporcionando uma abordagem aprofundada e prática nos temas mais relevantes da educação. Não deixe para a última hora, invista em sua formação e esteja preparado para se destacar nas provas de títulos. Acesse agora e inicie sua jornada de crescimento profissional!

Canal no YouTube

Além dos cursos especializados em educação, oferecemos uma ferramenta valiosa para aprimorar seus conhecimentos: o nosso canal no YouTube. Nele, você encontrará uma coleção de vídeos exclusivos resolvendo simulados de conhecimentos pedagógicos, uma fonte valiosa para quem busca a excelência na preparação para concursos.

Acesse agora nosso Canal no YouTube e inscreva-se para receber atualizações regulares. Desfrute de conteúdos ricos, resoluções de simulados e dicas essenciais para potencializar seus estudos em conhecimentos pedagógicos.

Não perca a oportunidade de ampliar seu conhecimento e fortalecer sua preparação. Inscreva-se agora, ative as notificações e esteja sempre atualizado com as melhores estratégias para se destacar nos concursos de pedagogia. Acesse o canal e turbine seus estudos!

 

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário