Simulado Para Concurso Professor Pedagogia: Noções de Espaço e Tempo na Criança

Simulado Para Concurso Professor Pedagogia

Assunto: Noções de Espaço e Tempo na Criança

Olá colegas professores, o simulado abaixo são questões de pedagogia para concurso.

1.Sobre a organização do tempo e do espaço que são de fundamental importância na educação infantil, analise as seguintes afirmativas.
I. Trabalhar com as crianças em diferentes espaços possibilita o surgimento de novas formas de ação, de movimento e de experiências.
II. O uso de ambientes variados e a variação dentro de um mesmo ambiente geram insegurança e instabilidade nas crianças.
III. O tempo e o espaço podem ser analisados como fontes de poder social, denotando modos de pensar e de conceitualizar o mundo.
A partir da análise, conclui-se que estão CORRETAS.
a) I e II apenas.

b) II e III apenas.
c) I e III apenas.
d) I, II e III.

2. Com relação a organização do tempo/espaço e aprendizagem no cotidiano escolar, é INCORRETO afirmar que
a) refletir sobre o tempo dos alunos revela a preocupação somente com o cumprimento do rol de conteúdos.
b) o ensino em ciclos concebe a escola como tempo/espaço de formação, em compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos.
c) o ensino organizado em ciclos pressupõe modificação no tempo/espaço escolar em função do processo de aprendizagem das crianças.
d) a organização do ensino em ciclos é uma proposta presente em muitos municípios brasileiros, que visa à reformulação dos programas escolares.

3.Quanto à organização do espaço, assinale a alternativa INCORRETA.


a) A organização do espaço reflete a concepção metodológica adotada pelo professor e pela escola.
b) O espaço de aprendizagem se restringe à escola, sendo desnecessário propor atividades que ocorram fora dela.
c) É preciso que as carteiras sejam móveis, que as crianças tenham acesso aos materiais de uso frequente, as paredes sejam utilizadas para exposição de trabalhos individuais ou coletivos, desenhos e murais.
d) É preciso considerar a possibilidade de os alunos assumirem a responsabilidade pela decoração, ordem e limpeza da classe.
e) No dia a dia devem-se aproveitar os espaços externos da sala de aula para realizar atividades cotidianas, como ler, contar histórias, fazer desenho de observação, buscar materiais para coleções, etc

4.A escola é uma instituição social-educativa e, por isso, nesse espaço e tempo, produz-se educação formal. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma contribuição da escola.
a) Formar cidadãos éticos e solidários.
b)Prover formação global que constitua um patamar para atender à necessidade de maior e melhor qualificação profissional, de preparação tecnológica, de desenvolvimento, de atitudes e de disposições para a vida em uma sociedade tecno-informacional.

c)Desenvolver conhecimentos, capacidades e qualidades para o exercício autônomo, consciente e crítico da cidadania.
d)Formar indivíduos capazes de pensar e de aprender permanentemente em um contexto de avanço das tecnologias de produção, de modificação da organização do trabalho, das relações contratuais capital-trabalho e dos tipos de emprego.
e)Formar cidadãos alienados que atendam às características sociais em evidência: produção flexível, desemprego estrutural, diminuição do trabalho tecnológico e científico.

5. O desenho é uma forma privilegiada de representação, na qual as crianças podem expressar suas ideias e registrar informações. É uma representação plana da realidade. Desenhar objetos a partir de diferentes ângulos de visão, como vistos de cima, de baixo, de lado, e propor situações que propiciem a troca de ideias sobre as representações é uma forma de se trabalhar:
a) noções de tempo.
b) a percepção do espaço.
c) noções de quantidade.
d) noções de cálculo mental.
e) a percepção comportamental.

6.Na educação infantil a rotina representa a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), podem ser consideradas atividades permanentes na rotina do processo educativo, EXCETO,
a) roda de história.
b) brincadeiras no espaço interno e externo.
c) roda de conversas.
d) atividades de representação a partir de interferências planejadas pelo educador.
e) cuidados com o corpo.

7.Quanto à definição de cantos de atividades diversificadas na Educação Infantil, é correto afirmar:
a) São espaços previamente definidos pelos professores que devem abarcar toda a diversidade de atividades desenvolvidas pelas crianças, sendo que estas podem escolher uma única atividade por dia de acordo com as opções apresentadas.
b) São espaços organizados uma vez por semana para diversificar as possibilidades de propostas de tempos e espaços que as crianças têm acesso na sala do grupo.
c) São espaços definidos no início do ano pelas profissionais de cada instituição, os quais serão propostos ao longo do ano. As crianças brincam nos espaços definidos pelos adultos, que devem registrar em quais espaços as crianças brincaram para que não os repitam na mesma semana.
d) São espaços de brincar organizados previamente por adultos ou por adultos e crianças, de modo que estas tenham várias possibilidades de atividades simultaneamente. É um momento de livre escolha das crianças, ou seja, elas decidem onde querem estar ou o que fazer.

8.“A realidade tem mostrado que um dos grandes desafios, na implementação do ciclo de alfabetização, é o de assegurar às crianças o direito às aprendizagens básicas nesse tempo de três anos. Isto pressupõe que o protagonismo das ações esteja centrado nas crianças, o que exige, necessariamente, que haja a revisão de”, EXCETO:
a) Propostas pedagógicas.
b) Espaços e tempos escolares.
c) Investimento unicamente na formação inicial dos professores.
d) Vários aspectos que direta ou indiretamente influenciam no direito de aprender das crianças.

9.Muitos fatos têm influenciado a educação infantil, como o desenvolvimento urbano, as transformações das funções familiares e as ideias de infância. Considerando esses pontos, assinale a alternativa CORRETA.
a)A leitura é uma atividade educativa fundamental da infância por privilegiar a delimitação dos tempos centrados na construção de conhecimentos e saberes acumulados pela humanidade.
b)A contação de histórias é uma atividade educativa fundamental da infância; a organização do espaço de forma atrativa que busca privilegiar apenas a interação social entre as crianças é a base educacional da infância.
c)A construção de regras é uma atividade educativa fundamental da infância, e a organização do espaço e do tempo de forma rígida é importante para garantir a função exclusiva de socialização da educação infantil.
d)A definição de regras de convivência é fundamental como atividade educativa na infância, desconsiderando-se a organização do espaço e do tempo.
e)A brincadeira é uma atividade educativa fundamental da infância, e a organização do espaço e do tempo é importante para a educação, a interação e a construção de conhecimentos.

1.C
2.A
3.B
4.E
5.B
6.D
7.D
8.C
9.E

Baixar Material em PDF

Esse simulado faz parte do Material Completo que se encontra na página:

http://questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes/

Deixe um comentário