Preparar-se para concursos e seleções na área educacional exige um entendimento sólido dos princípios pedagógicos essenciais sobre Planejamento. Neste simulado, focaremos no tema crucial do currículo, explorando questões que abordam concepções, planejamentos e diretrizes curriculares. Baixe o PDF, teste seus conhecimentos e aprimore sua preparação para conquistar sua vaga com sucesso!
BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI
Simulado Planejamento
Questão 1
CEBRASPE (CESPE) | Considerando a concepção de currículo como uma práxis, isto é, expressão da função socializadora e cultural da educação, julgue o item subsecutivo.
O currículo emancipador promove a transgressão consciente do estudante.
( ) Certo
( ) Errado
Questão 2
Instituto Consulplan | De acordo com Vasconcellos (2000), o ato de planejar está associado à organização de uma determinada ação. No âmbito das atividades escolares, o planejamento é fundamental para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e para o bom funcionamento da escola, pois é imprescindível para orientar a ação educativa de acordo com as necessidades e as possibilidades de cada instituição. Ao realizar o seu planejamento, a escola define qual o tipo de formação irá oferecer e organizar as etapas do trabalho a ser realizado, o que servirá de eixo condutor aos professores de diferentes componentes curriculares. O planejamento também é um momento de reflexão sobre a ação pedagógica e de tomada de decisões sobre as estratégias que serão utilizadas e quais as formas de avaliação serão aplicadas no decorrer do processo de ensino. Relacione adequadamente os tipos de planejamentos às suas características.
1. Educacional.
2. Curricular.
3. Escolar.
4. Ensino.
( ) É o de maior abrangência; corresponde ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual ou municipal. Incorpora e reflete as grandes políticas educacionais.
( ) Processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e as situações em constantes interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos.
( ) Envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.
( ) Previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno, constituindo um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deverá oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares.
A sequência está correta em
a) 2, 1, 3, 4.
b) 1, 4, 3, 2.
c) 3, 2, 1, 4.
d) 4, 3, 2, 1.
e) 2, 3, 4, 1.
Questão 3
COPEVE (UFAL) | Os conteúdos a serem abordados na escola destacam, expressivamente, a importância de elaborar projetos, que são definidos como projeto de ensino, logo, eles também podem ser chamados de:
I. projeto de aula;
II. projeto de curso;
IV. projeto de trabalho.
Dos itens, verifica-se que está/ão correto/s
a) I, apenas.
b) II e IV, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) I, II, III e IV.
Questão 4
FGV | Um grupo de educadores se une com o objetivo de fundar uma instituição de ensino. Diante dessa tarefa, concluem que a perspectiva de Planejamento Participativo é a que melhor se adequa à sua visão.
Pode-se concluir que o grupo deseja conduzir sua organização de modo que ela:
a) considere o público para além dos objetivos internos, deixando-se orientar pelo seu grau de satisfação;
b) se assemelhe ao gerenciamento de empresas, focado em metas de ganho e nos meios para alcançá-las;
c) permita que os processos se desenrolem naturalmente, sem o controle que caracteriza as corporações;
d) se guie por parâmetros objetivos e verificáveis, prezando pela neutralidade no campo ideológico;
e) empreenda um projeto de transformação social, colocando as ferramentas da gestão a seu serviço.
Questão 5
Legalle | Os níveis e modalidades da formação profissional no ensino superior e na educação profissional e tecnológica têm implicações significativas para o currículo.
Em um curso de graduação, qual das seguintes alternativas é mais relevante para o currículo?
a) A experiência de trabalho anterior do estudante.
b) O interesse do estudante em se especializar em determinada área de abordagem da graduação.
c) A integração de teoria e prática, proporcionando ao estudante oportunidades de aprender em contextos reais.
d) A preferência do estudante por aulas online ou presenciais.
e) O idioma nativo do estudante.
Questão 6
FUNDATEC | É a base da prática pedagógica, que envolve os conteúdos que serão estudados, as atividades realizadas e as competências a serem desenvolvidas, com o objetivo da formação plena dos estudantes.
Assinale a alternativa que se refere à descrição apresentada.
a) Conjunto de avaliações.
b) Planejamento didático-semestral.
c) Regimento Escolar.
d) Currículo Escolar.
e) Projeto Pedagógico.
Questão 7
VUNESP | Libâneo (2004) oferece rica reflexão sobre o currículo. Ele examina os vários sentidos que o termo possui e a ampliação dos significados do currículo escolar a partir do início do século XX e explicita os níveis do currículo (formal, real e oculto). O autor entende que o currículo “constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico, é ele que viabiliza o processo de ensino e aprendizagem”. O autor diferencia sete concepções de organização curricular e destaca que conhecê-las contribui para a elaboração da proposta curricular, pois, “no exercício prático de tomada de decisões importa distinguir para decidir entre currículos fechados e currículos abertos”. Libâneo explica que os “abertos preocupam-se com a integração entre as disciplinas, têm mais flexibilidade na definição de objetivos e competências, os conteúdos podem ser organizados em áreas e temas geradores” e, ainda, “a elaboração e o desenvolvimento curricular contam com
a) a assessoria de universidades locais, respaldando as decisões pedagógicas com fundamentação teórica”.
b) a participação dos professores, respeitando-se sua autonomia, seus saberes de experiência e saberes profissionais”.
c) o intercâmbio, presencial ou virtual, com profissionais docentes e gestores de outras escolas públicas ou particulares”.
d) a colaboração de especialistas nas diversas áreas e disciplinas do currículo e também em abordagens didáticas atualizadas”.
e) a orientação pedagógica de órgãos do sistema de ensino respectivo, na busca de sanar falhas detectadas na avaliação institucional”.
Questão 8
FUNDATEC | De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a “proposta de ação educativa constituída pela seleção de conhecimentos construídos pela sociedade, expressando-se por práticas escolares que se desdobram em torno de conhecimentos relevantes e pertinentes, permeadas pelas relações sociais, articulando vivências e saberes dos estudantes e contribuindo para o desenvolvimento de suas identidades e condições cognitivas e socioemocionais” corresponde ao conceito de:
a) Didática.
b) Currículo.
c) Percurso Formativo.
d) Cultura.
e) Ciência.
Questão 9
CETAP | O conceito a seguir se refere a qual tipo de planejamento? Constitui-se uma estratégia de trabalho, que se caracteriza pela integração de todos os setores da atividade humana social, em um processo global, para a solução de problemas comuns. Sua elaboração coletiva pelos membros da comunidade compreende três níveis: colaboração, decisão e construção em conjunto.
a) Planejamento de aula.
b) Planejamento de curso.
c) Planejamento de unidade.
d) Planejamento do currículo.
e) Planejamento participativo.
Questão 10
FGV | A ação de planejar não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo, é, antes, a atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógicas, e tendo como referência permanente as situações didáticas concretas, isto é, a problemática social, econômica, política e cultural que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais, a comunidade que interagem no processo de ensino.
Adaptado de LIB NEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994, p 224 e 223.
A respeito das funções do planejamento escolar, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, por intermédio de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas de ensino.
( ) Assegurar a racionalização, a organização e a coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina.
( ) Atualizar os conteúdos do plano sempre que for preciso, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo dos conhecimentos, adequando-os às condições de aprendizagens dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados nas experiências do cotidiano.
As afirmativas são, respectivamente,
a) V – V – V.
b) V – F – V.
c) F – V – F.
d) V – V – F.
e) F – V – V.
Gabarito:
1) Errado 2) B 3) C 4) E 5) C 6) D 7) B 8) B 9) E 10) A
Assuntos Abordados no Simulado:
Questão 1: Currículo
A primeira questão aborda a concepção de currículo como práxis, expressão da função socializadora e cultural da educação. A palavra-chave aqui é “emancipador”, indicando que o currículo busca promover a transgressão consciente do estudante. A resposta correta, “Errado”, sinaliza que o currículo emancipador não apenas transmite conhecimentos, mas também estimula a reflexão crítica e a liberdade do aluno, buscando sua emancipação.
Questão 2: Tipos de Planejamento Educacional
A segunda questão foca nos tipos de planejamento educacional conforme a perspectiva de Vasconcellos (2000). Ela explora a relação entre os tipos de planejamentos (educacional, curricular, escolar, ensino) e suas características específicas. A resposta correta, alternativa B (1, 4, 3, 2), revela a correta correspondência entre os tipos de planejamento e suas definições, proporcionando uma visão clara das diferentes dimensões do planejamento educacional.
Questão 3: Projetos na Educação
A terceira questão aborda a importância de elaborar projetos na escola, destacando diferentes tipos, como projeto de aula, projeto de curso, projeto didático e projeto de trabalho. A resposta correta, alternativa C (III e IV, apenas), destaca que todos esses podem ser considerados projetos de ensino. Isso destaca a variedade de abordagens e níveis de planejamento necessários para criar uma experiência educacional rica e integrada.
Questão 4: Planejamento Participativo
A quarta questão explora a escolha estratégica de Planejamento Participativo por um grupo de educadores ao fundar uma instituição de ensino. A resposta correta, alternativa E, evidencia a intenção do grupo em conduzir a organização considerando a transformação social, colocando as ferramentas de gestão a serviço desse projeto.
Questão 5: Formação Profissional e Currículo
A quinta questão destaca a relevância da integração de teoria e prática no currículo de um curso de graduação. A resposta correta, alternativa C, enfatiza a importância de proporcionar oportunidades aos estudantes para aprenderem em contextos reais, destacando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante a formação profissional.
Questão 6: Currículo Escolar
A sexta questão aborda o conceito de currículo escolar como a base da prática pedagógica. A resposta correta, alternativa D (Currículo Escolar), destaca que o currículo envolve os conteúdos a serem estudados, as atividades realizadas e as competências a serem desenvolvidas, visando a formação plena dos estudantes.
Questão 7: Concepções de Organização Curricular
A sétima questão explora as concepções de organização curricular, diferenciando currículos abertos e fechados. A resposta correta, alternativa B, destaca a importância de conhecer essas concepções para elaborar propostas curriculares, evidenciando que currículos abertos buscam integração entre disciplinas e flexibilidade na definição de objetivos.
Questão 8: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
A oitava questão aborda as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, explorando o conceito de proposta de ação educativa. A resposta correta, alternativa B (Currículo), esclarece que a proposta de ação educativa é constituída pela seleção de conhecimentos relevantes e pertinentes, contribuindo para o desenvolvimento das identidades e condições cognitivas e socioemocionais dos estudantes.
Questão 9: Planejamento Participativo
A nona questão explora o conceito de planejamento participativo como uma estratégia de trabalho integrada, envolvendo colaboração, decisão e construção em conjunto. A resposta correta, alternativa E (Planejamento Participativo), destaca essa abordagem como uma maneira de unir todos os setores da atividade humana social para resolver problemas comuns.
Questão 10: Funções do Planejamento Escolar
A décima questão aborda as funções do planejamento escolar conforme Libâneo. Ela destaca a importância do planejamento na expressão dos vínculos entre filosofia, política-pedagógica e ações efetivas do professor. A resposta correta, alternativa A (V – V – V), ressalta que o planejamento escolar assegura a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, contribuindo para a qualidade do ensino.
Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!
Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos
Descubra um material preparatório abrangente para concursos de pedagogia! Acesse o link questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes para ter acesso a mais de 1200 questões de conhecimentos pedagógicos.
Para uma preparação completa, confira também Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos. Este recurso valioso irá aprimorar seus estudos e aumentar suas chances de sucesso nos concursos. Prepare-se de forma eficaz para conquistar a vaga desejada!
Outros Materiais Para Concursos e Seleções
Preparamos uma seleção exclusiva de materiais de estudo para diversas áreas, oferecendo recursos valiosos para impulsionar sua preparação em concursos e seleções. Confira os destaques:
- Conhecimentos Pedagógicos – Preparatório
- Educação Física – Concursos e Seleções
- História – Concursos e Seleções
- Geografia – Concursos e Seleções
- Artes – Concursos e Seleções
- Língua Portuguesa – Concursos e Seleções
- Filosofia – Concursos e Seleções
- Pacote de Atividades
Amplie seus conhecimentos e esteja preparado para os desafios em sua área de atuação. Acesse os links acima e potencialize sua trajetória educacional!
Cursos Para Provas de Títulos
Em concursos, os pontos referentes à prova de títulos são cruciais para sua classificação. Muitos editais exigem cursos específicos, e é fundamental não deixar essa etapa para a última hora. Alguns editais determinam que os cursos sejam realizados antes da publicação do edital, respeitando prazos e exigências.
Dicas Importantes:
- Antecipe-se: Evite deixar para a última hora a realização de cursos exigidos nos editais.
- Reconhecimento Nacional: Certifique-se de que os cursos são reconhecidos em todo o Brasil.
- Certificados Válidos: Verifique se os cursos oferecem certificados válidos e reconhecidos no âmbito nacional.
Explore Nossos Cursos em Educação – Professor Preparado: Em Professor Preparado, oferecemos cursos abrangentes em diversas áreas da educação, todos com certificação nacional. Confira algumas opções:
- Metodologias Ativas da Aprendizagem – 140 Horas
- Curso Educação Inclusiva – 100 Horas
- Tecnologias Digitais Na Educação – 180 Horas
- Práticas em sala de aula na Educação Infantil – 120 Horas
- Curso Alfabetização e Letramento na Educação Infantil – 100 Horas
Invista na sua formação, antecipe-se às exigências dos editais e destaque-se em concursos e seleções. Com nossos cursos, você estará preparado para enfrentar os desafios da sua carreira na educação.
Canal no YouTube
Quer fortalecer seus conhecimentos pedagógicos? Em nosso canal no YouTube, oferecemos uma valiosa coleção de vídeos resolvendo simulados, proporcionando insights e estratégias para enfrentar desafios em concursos. Acesse nosso canal agora e inscreva-se para não perder nenhum conteúdo!
Clique aqui para acessar o canal!
Embarque nessa jornada de aprendizado, recebendo dicas valiosas, resolução de questões e conteúdos educacionais exclusivos. Mantenha-se atualizado e preparado para os desafios acadêmicos e profissionais. Inscreva-se agora e leve seus estudos a um novo patamar!