Preparação gratuita para Concursos: Simulado Educação Inclusiva

Preparar-se para concursos na área da educação exige conhecimento sólido em temas pedagógicos, especialmente quando se trata da Educação Inclusiva. Este simulado aborda questões relevantes sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e práticas inclusivas, visando auxiliar professores e profissionais da educação em sua preparação. Faça o download do simulado em PDF e confira as respostas corretas para se aprimorar ainda mais em sua jornada educacional.

BAIXAR SIMULADO EM PDF – CLIQUE AQUI

Título do Simulado

Questão 1

IBADE | Para atuação no Atendimento Educacional Especializado (AEE), o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica na educação especial, inicial ou continuada. A alternativa que NÃO corresponde às atribuições do professor do AEE é:

a) Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos de acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades específicas dos alunos.
b) Promover atividades e espaços de participação da família e a interface com os serviços setoriais da saúde, da assistência social, entre outros, salvo se a família já estiver em atendimento nesses serviços.
c) Organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncional (também prevista para a escola).
d) Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de diversos recursos de acessibilidade.
e) Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno.

Questão 2

IBADE | “O atendimento educacional especializado (AEE) não é um serviço formatado e idealizado, pronto a ser aplicado, mas implica em uma concepção com base no processo de participação e colaboração recíproca entre todos os envolvidos, pois, nessa perspectiva, pode vir a contribuir para a construção da cultura educacional inclusiva” (Batistão, 2015).

Em relação a essa afirmação e a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, é possível afirmar que:

a) os profissionais das salas de recursos multifuncionais (SRMs) podem ser convidados a participar da elaboração do PPP.
b) o PPP deve institucionalizar a oferta do AEE mas ele não diz respeito à sua organização, preferencialmente estabelecida por equipe especializada.
c) o PPP pode ser elaborado sem prever a oferta do AEE, especialmente se a comunidade não tem demanda anterior e/ou atual.
d) a elaboração do PPP deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar. Os alunos com deficiência não constituem exceção.
e) o modelo de PPP com o AEE possui um formato específico a ser seguido. As discussões coletivas apenas detalham o modelo.

Questão 3

IBADE | A opção que descreve corretamente características mais comuns de crianças no espectro autista é:

a) Déficits na reciprocidade não-verbal, ecolalia, fixações com padrões e/ou rituais.


b) Ecolalia, “stim” – movimentos repetidos para expressar emoções, inteligência elevada.
c) Reação exagerada a estímulos sensoriais, déficits na reciprocidade não-verbal, incapacidade de sentir emoções.
d) Fixações com padrões e/ou rituais, dificuldade com comunicação verbal, agressividade com outro.
e) Ecolalia, “stim”, dificuldade com comunicação verbal, fixações com padrões e/ou rituais, tendência a comportamentos perigosos para si e para outros.

Questão 4

IBADE | Em relação aos alunos que constituem o público alvo da educação especial é correto dizer que:

a) somente os testes aplicados por psicólogos e validados pelo Conselho Federal de Psicologia, podem, de fato, identificar se a criança tem alta habilidade.
b) as crianças com altas habilidades são por definição bem adaptadas à escola, dado seu amplo e profundo interesse em todos os temas.
c) em casos de comprovada necessidade, a pessoa com transtorno do espectro autista incluída nas classes comuns de ensino regular pode ter um acompanhante pago pela família.

d) o diagnóstico médico obrigatório permite que cada escola estabeleça, desde o ingresso do estudante, quais limites possíveis de aprendizagem e planos de atendimento.
e) os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis e a Síndrome de Asperger.

Questão 5

IBADE | As alternativas abaixo listam várias recomendações para facilitar a formação de conceitos e construção de conhecimentos dos alunos com cegueira. Sobre o assunto está INCORRETO o que se diz em:

a) O professor deve primar para que as explicações sejam descritivas e concretas, deixando a manipulação de objeto pelo aluno cego para o atendimento especializado.
b) O professor, na sala regular, deve estimular o aluno cego a ouvir, a cheirar, a tocar, para o qual é imprescindível a educação destes sentidos. Aliás, isto é importante para todas as crianças
c) É importante aprimorar a utilidade dos sentidos remanescentes na relação com os objetos, coisas e pessoas.
d) São interessantes e recomendáveis recursos que atendam às diversas condições visuais, podendo usar o Sistema Braille, as fontes ampliadas e outras alternativas no processo de aprendizagem.
e) O ideal é que, em parceria com o AEE, o professor procure providenciar, estímulos táteis, auditivos e olfativos, para que a criança consiga perceber diferentes texturas, formas e aromas.

Questão 6

Instituto AOCP | A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos que, no Brasil, tem como amparo legal a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Assinale a alternativa correta sobre o atendimento presente nas determinações dessa política.

a) Modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado e orienta os alunos e seus professores quanto à sua utilização nas turmas comuns do ensino regular.
b) Orienta os sistemas de ensino para garantir o acesso até o ensino fundamental, em seus anos finais.
c) Nas etapas de educação de jovens e adultos e educação profissional, são contempladas ações da educação especial.
d) Tem por objetivo assegurar a inclusão escolar, por meio do ensino privado, de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
e) É uma etapa da educação básica ofertada tão somente em escolas confessionais que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades.

Questão 7

Instituto AOCP | A formação de professores é um dos elementos centrais na efetivação da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. A respeito da formação do professor para atuar na Educação Especial, assinale a alternativa correta.

a) A formação deve favorecer conhecimentos de gestão do sistema educacional inclusivo, mas sem precisar considerar o desenvolvimento de projetos em atuação intersetorial.
b) A formação não precisa contemplar conhecimentos de gestão de sistema educacional inclusivo.
c) A formação deve aprofundar o caráter interativo e interdisciplinar da atuação nas salas comuns do ensino regular para a oferta dos serviços e recursos de educação especial.
d) Não há necessidade de formação específica ao atendimento educacional especializado para a educação infantil.
e) O professor deve ter como base da sua formação inicial conhecimentos gerais para o exercício da docência, sem obrigação de conhecimentos específicos da área da inclusão.

Questão 8

FUNDEP | Tecnologias assistivas, ou ajudas técnicas, são todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão. Analise as afirmativas a seguir relativas à tecnologia assistiva e ao Atendimento Educacional Especializado.

I. O processo de desenvolvimento de tecnologia assistiva pressupõe conhecer o aluno, sua história, suas necessidades e seus desejos, além dos desafios curriculares e as tarefas exigidas no âmbito coletivo da sala de aula.
II. A tecnologia assistiva na escola se faz presente por meio de equipamentos e material pedagógico especial para a educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência, favorecendo, assim, a efetiva acessibilidade do aluno.
III. Os serviços de tecnologia assistiva devem envolver o usuário da tecnologia e sua família, bem como os profissionais de várias áreas envolvidos com o atendimento do aluno, entre eles o professor especializado.

Estão corretas as afirmativas

a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.

Questão 9

FUNDEP | Miniaturas, símbolos gráficos, gestos, fotos e figuras são exemplos de

a) ambientes e parceiros de comunicação alternativa.
b) quantidade de estímulos utilizados nos recursos para comunicação alternativa.
c) formato dos recursos para comunicação alternativa.
d) estímulos e estratégias utilizados nos recursos para comunicação alternativa

Questão 10

FUNDEP | Considerando a prática pedagógica inclusiva, analise as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.

I. O processo de mudança da pedagogia tradicional para uma pedagogia inclusiva, pouco a pouco transforma o docente em pesquisador de sua prática pedagógica,

PORQUE

II. a nova dinâmica de ensino inclusivo exige do docente habilidades para refletir sobre a sua prática profissional e aperfeiçoá-la continuamente.

A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.

a) As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
d) A afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira.

Gabarito:

1) B 2) D 3) A 4) A 5) A
6) A 7) C 8) D 9) D 10) A

Assuntos Abordados no Simulado:

Questão 1: Atendimento Educacional Especializado (AEE)

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma vertente fundamental da educação inclusiva, destinada a proporcionar suporte pedagógico personalizado a alunos com necessidades especiais. A formação do professor para atuar nesse contexto demanda habilidades específicas, como a capacidade de identificar, elaborar, produzir e organizar serviços e recursos pedagógicos de acessibilidade. Além disso, o professor deve promover a participação da família e integrar-se aos serviços setoriais relacionados à saúde, assistência social, entre outros. Organizar atendimentos na sala de recursos multifuncionais e estabelecer parcerias intersetoriais são práticas essenciais, visando à inclusão efetiva dos alunos.

Questão 2: Educação Especial e Público-Alvo

O espectro autista é um tema relevante na Educação Especial, e compreender suas características é crucial para oferecer suporte adequado. A identificação de crianças com altas habilidades exige instrumentos específicos, não se limitando a testes psicológicos. A inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista nas classes regulares requer acompanhamento e parceria com a família. Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) abrangem diversas condições, incluindo autismo e psicoses infantis.

Questão 3: Educação Inclusiva

A Educação Inclusiva representa um paradigma educacional baseado em direitos humanos. Essa abordagem perpassa todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, garantindo atendimento educacional especializado e orientando professores e alunos nas turmas regulares. A formação de professores para atuar na Educação Especial é crucial e deve ser interativa e interdisciplinar. Tecnologias assistivas, como ajudas técnicas, desempenham um papel significativo, promovendo acessibilidade e vida independente para pessoas com deficiência.

Questão 4: Comunicação Alternativa

Recursos para comunicação alternativa, como miniaturas, símbolos gráficos, gestos, fotos e figuras, são essenciais para alunos com dificuldades de comunicação. O uso adequado desses recursos visa ampliar as habilidades funcionais, proporcionando uma comunicação mais eficaz. A prática pedagógica inclusiva implica uma mudança gradual na abordagem tradicional, transformando o professor em um pesquisador contínuo de sua própria prática. Essa dinâmica exige reflexão constante sobre as estratégias pedagógicas, visando à inclusão efetiva de todos os alunos.

Questão 6: Educação Inclusiva

A Educação Inclusiva é um paradigma educacional fundamentado nos princípios dos direitos humanos, com respaldo legal na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no Brasil. Essa abordagem visa assegurar a participação e aprendizado de todos os alunos, independentemente de suas características ou necessidades. A modalidade de ensino inclusivo perpassa todos os níveis, etapas e modalidades educacionais, garantindo o acesso e a permanência do aluno com deficiência nas turmas comuns do ensino regular. Dessa forma, o atendimento educacional especializado é oferecido de maneira a orientar alunos e professores quanto à sua utilização nas salas regulares, promovendo uma educação que valoriza a diversidade e busca eliminar barreiras para a aprendizagem.

Questão 7: Formação de Professores para a Educação Inclusiva

A formação de professores desempenha um papel central na efetivação da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Contrariamente à visão tradicional, a formação não se limita apenas aos conhecimentos específicos da área de inclusão, mas também abrange habilidades de gestão do sistema educacional inclusivo. É crucial que os professores estejam preparados para atuar de maneira interativa e interdisciplinar nas salas de aula regulares, oferecendo serviços e recursos de educação especial. Essa formação visa proporcionar uma atuação mais inclusiva e participativa, promovendo uma educação de qualidade para todos os alunos.

Questão 8: Tecnologias Assistivas e Atendimento Educacional Especializado

As tecnologias assistivas desempenham um papel crucial no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Essas ferramentas e serviços são desenvolvidos para ampliar as habilidades funcionais de pessoas com deficiência, promovendo sua independência e inclusão. O processo de desenvolvimento de tecnologia assistiva envolve o conhecimento aprofundado do aluno, suas necessidades, desafios curriculares e tarefas exigidas na sala de aula. Além disso, esses serviços devem envolver não apenas o usuário da tecnologia, mas também sua família e profissionais envolvidos no atendimento educacional especializado. O uso eficaz dessas tecnologias contribui significativamente para a acessibilidade e o sucesso educacional dos alunos com deficiência.

Questão 9: Comunicação Alternativa

Miniaturas, símbolos gráficos, gestos, fotos e figuras são exemplos de recursos utilizados na comunicação alternativa. Esses recursos são fundamentais para facilitar a comunicação de pessoas com dificuldades na fala ou na linguagem. Ao proporcionar estímulos visuais e táteis, a comunicação alternativa busca ampliar as possibilidades de expressão e interação. A escolha adequada desses recursos depende das necessidades específicas de cada indivíduo, e a implementação dessas estratégias pode ocorrer em diferentes ambientes e contextos.

Questão 10: Prática Pedagógica Inclusiva

A prática pedagógica inclusiva representa uma mudança significativa na abordagem educacional, saindo de um paradigma tradicional para um modelo que busca a inclusão de todos os alunos. Essa transição transforma o docente em um pesquisador contínuo de sua prática pedagógica, incentivando a reflexão sobre métodos e estratégias de ensino. A nova dinâmica de ensino inclusivo exige habilidades para a constante reflexão sobre a prática profissional, visando à melhoria contínua. Esse processo contribui para a construção de ambientes educacionais mais inclusivos e adaptados às necessidades diversas dos alunos.

Preparação Para Concursos: COMECE HOJE!

Milhares de Questões de Conhecimentos Pedagógicos

A página questoesconcursopedagogia.com.br/mais1200questoes oferece um vasto material com mais de 1200 questões de conhecimentos pedagógicos, abrangendo diversos temas relevantes para concursos na área de educação. Essas questões são uma excelente ferramenta de estudo, proporcionando uma ampla revisão e preparação eficaz.

Se você busca uma compilação ainda mais abrangente, sugiro conferir o material MILHARES DE QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS disponível em go.hotmart.com. Essa fonte oferece uma quantidade significativa de questões, proporcionando um recurso valioso para aprimorar seus conhecimentos e se preparar de forma abrangente para concursos e seleções na área educacional.

Outros Materiais Para Concursos e Seleções

Explore nosso vasto leque de materiais de estudo em diversas áreas! Acesse professorpreparado.com.br/mais-materiais/ para encontrar recursos completos. Confira alguns de nossos materiais:

Amplie seus horizontes acadêmicos com esses recursos abrangentes e preparatórios para diversos concursos e seleções.

Cursos Para Provas de Títulos

Não deixe para a última hora a realização de cursos para provas de títulos em concursos na área educacional, pois muitos editais exigem que esses cursos sejam concluídos antes mesmo da publicação do edital. A maioria dos certames valoriza a qualificação dos candidatos, incluindo a participação em cursos específicos.

Recomenda-se antecipar-se e escolher cursos relevantes que agreguem conhecimento e aprimorem suas habilidades pedagógicas. Em nossa plataforma, oferecemos cursos em educação, todos com certificação válida em todo o Brasil. Confira alguns de nossos cursos sugeridos:

Invista na sua formação e destaque-se nos concursos com cursos que enriquecerão sua bagagem profissiona

Canal no YouTube

Explore também nosso canal no YouTube, repleto de vídeos de simulados de conhecimentos pedagógicos que serão valiosos em sua preparação para concursos na área educacional. Acesse agora: ACESSAR CANAL e inscreva-se para não perder nenhum conteúdo educativo e informativo. Desfrute de simulados dinâmicos e aprofunde seus conhecimentos pedagógicos.

 

SIMULADOS COMPLETOS - SÓ BAIXAR E ESTUDAR!

Simulado LDB – 200 Questões de 2023
Simulado BNCC – 200 Questões
Simulado AVALIAÇÃO – 200 Questões
Simulado PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA – 200 Questões
Simulado TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – 200 Questões
Simulado DIDÁTICA – 200 Questões
Simulado CURRÍCULO ESCOLAR – 200 Questões
Simulado CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - 200 Questões

Deixe um comentário